sexta-feira, 16 de setembro de 2016

A belíssima arquitetura do Hôtel de Ville, a prefeitura de Paris



A Prefeitura Municipal de Paris fica em um lindíssimo prédio, uma reconstrução do século 19. O novo prédio teve como base a Câmara Municipal do século 17, que foi incendiada pelos revolucionários da Comuna de Paris, em 1871.



Localizado a margem direita do Rio Sena, próximo da Île de la Cité, o magnífico prédio é todo em pedra esculpida, adornado com torres e estátuas.



O interior do Hôtel de Ville possui a Salle des Fêtes ou o salão de baile, e suas salas vizinhas são dedicadas à literatura, à ciência e as artes.



A decoração do interior da mansão possui uma grande escadaria, tetos decorados, estátuas, lustres e candelabros, deixando o local como no século 17.



Na lateral do prédio está o Jardin des Combattants Espagnol de la Nueve.



Na sua fachada um belo relógio ornado com as palavras, símbolos da França, Libérté, Écalité e Fraternité.



O prédio é até mais belo a noite que de dia, pois uma iluminação caprichada destaca os pontos principais do prédio. Um passeio pela praça é um ótimo programa para se fazer à noite




 

Foi nessa praça que Ravaillac, assassino do rei Henrique IV, foi esquartejado vivo, amarrado a quatro cavalos que foram postos para correr em direções opostas.

 

O prédio não fica aberto a visitações, somente quando acontece a Journées du Patrimoine. Informações no site, clique aqui.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário