segunda-feira, 19 de setembro de 2016

O Panteão da Pátria francês

Paris também tem seu Panthéon como o de Roma, onde estão enterrados os cidadãos mais relevantes do país. No caso do Pantheón da França, aqui foram sepultados estão heróis da pátria, filósofos, escritores, poetas, pintores, pensadores humanistas, cientistas e líderes revolucionários.


O belo prédio foi construído pelo rei Louis XV em honra a Santa Padroeira de Paris, Santa Genévieve, depois de sua cura de um ataque de gota, no ano de 1744. Feita para se assemelhar ao Panteão Romano, acabou sua contrução mais parecido com a  igreja de Saint Paul, em Londres. 

A obra foi concluída em 1790, após a Revolução Francesa quando foi transformada em um mausoléu, mas Napoleão a devolveu a igreja em 1806. Em 1885 tornou-se um monumento francês e um prédio público .


Sua bela cúpula teve como modelo, além de Saint Paul, o Domes des Invalides. A cúpula tem três níveis. No topo, uma abertura deixa entrar luz natural que ilumina os afrescos. Uma escada dá acesso as galerias, situados abaixo da cúpula, fornecendo uma bela visão em 360 graus de Paris.

 
O que mais impressionante no Panthéon é o Pêndulo de Foucault, o experimento científico do físico francês Jean Bernard Léon Foucault, responsável pela teoria do movimento de rotação da Terra, que gira ao redor de si mesma.

O experimento científico de Foucault  possui um peso de 30 kg, pendurado em um fio, que forma um pêndulo balançando de um lado para outro. 

  
Um grande relógio que vai girando durante as 24 horas do dia, mostra o movimento completo de rotação da Terra.



Ao fundo está o monumento que homenageia o filósofo iluminista e escritor francês Denis Diderot, que produziu a Enciclopédia, onde reportou todo o conhecimento que a Humanidade havia produzido até aquele período.



Outro monumento do Panteão é o que homenageia a Convenção Nacional.


Uma bela maquete do prédio neoclássico mostra sua arquitetura interna com quatro pilares de apoio que sustenttam a cúpula de 10 mil toneladas, com 83 metros de altura. O prédio foi construído em formato de cruz grega.


O Panthéon tem uma loja de souvenieres que vende lembrancinhas: lápis, canetas, moedas, postais, livros, imãs e outras quinquilharias. Um lápis custa ¢ 2,60. Um imã ¢ 4,00.


                          




O Panthéon está na Place du Pantheón, 5 arrodissement , no Quartie Latin. A estação de metrô mais próxima é a Cardinal Limonei .



O Panthéon abre todos os dias, das 10 as 18hs.




O ingresso custa ¢ 8,50, estudantes com menos de 26 anos não pagam. Quem adquiriu o Paris Museum Pass, entra sem pagar nada mais.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário