sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Place des Vosges , a praça mais bonita do mundo segundo os parisienses



Um dos lugares mais encantadores de Paris é a Place des Vosges, na divisa entre o 3º e 4º arrodissements, é um dos endereços mais vips e disputados da cidade, sinônimo de nobreza.



A Place des Vosges é a praça mais antiga de Paris e possui a fama de ser uma das mais belas do mundo.



Na Idade Média, o local recebia torneios medievais. O rei Henrique IV de Bourbon construiu 36 mansões com fachadas de tijolos vermelho e pedras, telhados com ardósia.



Nove mansões foram construídas no quatro lados da praça e são simetricamente idênticas. As residências foram inicialmente construídas para moradia de tecelões de seda, mas logo tornou-se moradia de nobres e figuras históricas.



Em 1615, um torneio de três dias celebrou o casamento de Louis XIII com Ana da Áustria.

      

Com a mudança para o local de personagens históricos, como o cardeal Richelieu e o dramaturgo Moliére, o endereço passou a ser sinônimo de nobreza, persistindo até hoje.




































Madame Sevigné, famosa anfitriã do mundo literário nasceu em uma das mansões da Place des Vosges, em 1615.

 

 Outro tesouro da Place des Vosges é a Maison de Victor Hugo, célebre escritor de O Corcunda de Notre Dame e Os Miseráveis, que morou no segundo andar do Hôtel de Rohan-Guéménée, a maior das casa da Place des Vosges, entre os anos de 1832 a 1848.

 

A maior parte de seu livro Os Miseráveis foi escrita nesse local, além de outras obras do autor.



Os aposentos do romancista foram reconstituídos no museu.





 

A mansão possui seus objetos pessoais, desenhos com bicos de pena, retratos e manuscritos. O museu está aberto de terça a domingo, das 10 as 18hs. O preço do ingresso é ¢ 7,00.

      

      




Diversas galerias de arte estão nas galerias térreas das mansões da Place des Vosges.

 

Para chegar na Place des Vosges, as estações de metrô mais próximas são Bastilha, Saint-Paul e Chemin-Vert. Os ônibus que param próximos da Place des Vosges são os 20, 29, 69, 76 e 96.

 

Um comentário: