terça-feira, 18 de outubro de 2016

Delicie-se com a vista da Torre Eiffel




































Ver Paris do alto da Torre Eiffel, é algo indescritível. Não cabe em palavras. É muita emoção. 



É possível ver Paris em 360 graus. Iniciando a visita à oeste, pode-se ver  Place du Trocaderó, que fica logo em frente a Torre Eiffel, os belos jardins criados para a Exposição Universal de 1878.



Seu primeiro nome foi Place du Roi-de-Rome, uma homenagem ao filho de Napoleão. Os jardins foram criados para a Feira Mundial de 1937. O Palais du Chaillot foi projetado para a Exposição Universal desse ano, um prédio neoclássico que ocupou o lugar do antigo prédio da exposição da feira de 1878.


Ao fundo do prédio a faixa verde é o maior parque de Paris, o Bois de Boulogne e depois dele o polo empresariaLa Defénse, a área mais moderna de Paris.



À sudoeste da torre está o elegante bairro de Passy, cheio de restaurantes e lojas. Essa ponte de ferro é a Pont Bir-Haikem. Os prédios neoclássicos do outro lado do Sena, por onde passa a ponte, foram as locações do filme O Último Tango em Paris, de Bernardo Bertolucci, com Marlon Brando. 







E na foto abaixo, está a réplica a Estátua da Liberdade que foi presenteada aos Estados Unidos em comemoração ao Centenário da Independência Americana, bem no meio de uma ilhota do rio Sena.








Atravessado o Sena, à sudeste já estamos em Montparnasse, no 15º arrodissement.






Deste lado, vizualiza-se o Champs du Mars, um campo aberto monumental que serve geralmente para grandes eventos militares, desfiles, shows e ponto de encontro como  recentemente para a Eurocopa.






Essa torre sombria é a Tour Montparnasse, uma das mais altas torres da Europa com 56 pilares com um aprofundamento de 62 metros  abaixo da superfície. Era um prédio de escritórios, construído em 1973, possui um elevador extremamente rápido e uma vista panorâmica que alcança até 40 km em dias de sol, do 59º andar.



Abaixo, a leste da torre Eiffel desponta a cúpula dourada do Domê des Invalides, onde repousa a tumba de Napoleão Bonaparte e onde fica o Hôtel des Invalides, o Musée de l'Armée, Musée de l'Ordre de la Liberatión e Musée des Plans-Relienfs. 









À nordeste estende-se, na foto abaixo, Saint-Germain-des-Prés seguido do Quartie Latin, e do outro lado do rio Sena o 1º e 4º arrodissement.





A Pont Alexandre III, a mais bela ponte de Paris, seguida do Jardin de Tulleries e da Place de la Concorde são atrações que podem ser apreciadas do alto da Torre Eiffel.



Do outro lado da Pont Alexandre III está o Grand Palais.



Da Torre Eiffel pode-se ver a incrível a basílica de Sacre Couer, em Montmartre.





À noroeste está o Arco do Triunfo, na Champs Elyssés, e o 7º arrodissement o Ópera, com suas lojas chiquérrimas, suas largas avenidas e seus boulevards imensos.



O Arco do Triunfo foi uma promessa de Napoleão após a vitória dos seus soldados em Austerlitz. Com 50 metros de altura, é possível ver Paris também lá no alto, subindo no topo do arco. 






Voltando para o arrodissement do Trocaderó, outro destaque é o Palais Tokyo, esse prédio branco, bem contemporâneo da foto abaixo. O Palays Tokyo foi inaugurado em 1937 e expõe arte contemporânea, apresentções de vanguarda e desfiles de moda.



Em frente ao Palais Tokyo está a Passarele Debilly.





E finalmente, fechando o passeio 360 graus do topo da Torre Eiffel, no com o lado esquerdo do Jardin du Trocaderó.



Dica valiosa: compre seu ingresso adiantado, dois meses antes, e assim evite as filas com dia e hora marcada.

Os bilhetes de acesso ao segundo piso, pelo elevador, custam ¢ 11,00 para adultos e ¢ 8,50 jovens de 12 a 24 anos. Os bilhetes para acesso de elevador, ao piso superior, custam ¢ 17,00 para adultos e ¢ 14,50 para jovens. O acesso por escada vai somente até o segundo piso. Custam ¢ 7,00 adultos e ¢ 5,00 crianças e jovens.
Horários e maiores informações: http://www.toureiffel.paris/pt
A torre fica no 7o arrodissement, no Champ de Mars. Estações de metro: Bir-Haikem, Trocaderó e Ecole Militaire. RER: linha C - estação Champs de Mars - Tour Eiffel.





Nenhum comentário:

Postar um comentário